sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Resumo


Essa pesquisa pretende justapor áreas da produção em Arquitetura e produção em Arte Digital, investigando a dialética da contaminação e retro-alimentação entre esses campos. Essa justaposição pretende verificar como a Arquitetura vem incorporando tecnologias digitais e seus conceitos adjacentes ao traduzi-los em “discurso”, tecnologias de desenho “digital” e finalmente em “espaço”. Analisaremos se a apropriação dessa tecnologia propaga uma naturalização desses conceitos e valores ou se proporcionaria meios e condições emancipatórias ao promover a passagem do arquiteto de um mero usuário de interfaces (que seleciona opções pré-estabelecidas nos meios digitais de desenho convencionais, como por exemplo: AutoCAd, SketchUp, Revit, etc) para o de criador e gerenciador de interfaces interativas de desenho, que proporcionaria a remodelação e recombinação destas em relação a cada caso projetual. Para tanto, investigaremos e confeccionaremos plataformas digitais de desenho colaborativas, locais e remotas, chamadas aqui de meta-plataformas. Essa plataforma integrará o Laboratório de Computação Gráfica Aplicada ao Ensino de Arquitetura e Urbanismo da FAURB-UFU através de experimentos e exercícios que explorem o caráter educacional da mesma. Visamos, assim, colaborar com propostas de soluções para a implantação de estratégias de aprendizado local e à distância de Arquitetura e Design.


Introdução e Justificativa

Objetivos

Pressupostos Teóricos e Metodológicos

Pressupostos para a modelação do “Sistema Quimeras”

Módulos Previstos

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário