sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Referências

ADRIAANSENS , Alex (org). The Art of The Accident. Rotterdam: NAi Publishers/V2_Organisatie, 1998.

ADRIAANSENS, Alex. Book for Instable Mídia. Rotterdam:V2 Organisatie, 1992.

ALISON, Jane; BRAYER, Marie-Ange; MIGAYROU, Frédéric; NEIL, Spiller. Future City. Experiment and Utopia in Architecture. London: Thames & Hudson, 2006.

ALLIEZ, Eric. Deleuze - Filosofia Virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

ASHBY, W. Ross. Introdução à Cibernética. São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.

BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W., HABERMAS, Jürgen. Textos Escolhidos. 2a edição, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BRAND, Stewart. The Media Lab: Inventing the Future at MIT. Massachusetts: The MIT Press, 1987.

BROUWER, Joke; V2_Organisation (orgs). The Art of the Accident. Rotterdam: V2_Organisatie/NAi Publishers, 1998.

____________________________Machine Times. Rotterdam: V2_Organisatie/NAi Publishers, 2000.

CAMPOS, Haroldo de. A Arte no Horizonte do Provável. São Paulo: Perspectiva, 1969.

CRANDALL, BC (org); Nanotechnology. Cambridge: MIT Press, 1996.

DELANDA, Manuel. Intensive Science &Virtual Philosophy. 2a ed. London/New York: Continuum, 2004.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2a edição, Rio de Janeiro: Graal, 2006.

_________________ Conversações. Trad. De Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.

_________________Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1976.

DRUCKREY, Timothy (editor). Eletronic Culture. Technology and Visual Representation. New York: Aperture Foundation, 1996.

____________________ (editor). Ars Electronica: Facing the Future. Massachusetts: The MIT Press, 1999.

ECO, Umberto. A Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1971.

______________Seis Passeios Pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

ESCHER , M.C. The Graphic Work of M.C. Escher. New York: Ballantine Book, 1971.

FLUSSER, Vilém. Ficções Filosóficas. São Paulo: Edusp, 1998.

GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GRAU, Oliver. Arte Visual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora Senac; Editora UNESP, 2007.

GROSSMANN, Martin. Spacial Imaging: Modelling Modernity; in First Simposium Multimedia for Architecture and Urban Design. São Paulo: FAU-USP, 1994.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.

HENDERSON, L.D. The Fourth Dimension and Non-Euclidean Geometry in Modern Art. New Jersey: Princeton University Press, 1980

HILTON, A.M. Logic, Computing Machines and Automation. New York: World Publishing, 1963.

Kittler, Friedrich A. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford Univeristy Press, 1999.

KLEI, Robert. A Forma e o Inteligível. São Paulo: Edusp, 1998.

KOVATS, Stephen (org). Ost-West Internet. Media Revolution. Frankfurt/New York: Edition Bauhaus/Campus Verlag, 1999.

LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. 3a reimpressão, São Paulo: Editora 34, 2005.

LESSING , G. E. Laocoonte: Símbolo , Alegoria e Abstracionismo. trad. de Eustaqui Barjau. Madri: Ed. Tecnos, 1990.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34,1996.

LÉVY, Pierre. O que É Virtual. São Paulo: Editora 34,1992.

LIETZMANN ,W. Visual Topology. London: Chatto and Windus, 1965.

LOSANO, Mário G. Histórias de Autômatos. São Paulo: Companhia das Letras; 1992.

LOTRINGER, Sylvère; VIRILIO, Paul. The Acident of Art. New York: Semiotext(e), 2005.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. São Paulo: Edusp, 1993

MAINZER, Klaus. Thinking in Complexity: The Complex Dynamics of Matter, Mind, and Mankind. Berlin: Springer-Verlag, 1994.

Mccorduck, P. Machines Who Thinks. San Francisco: W.H. Freeman, 1979.

McLUHAN , Marshall. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: Edusp, 1967.

MIGAYROU, Frédéric; BRAYER, Marie-Ange (editores). ArchiLab. Radical Experiments in Global Architecture. Orléans: Thames & Hudson, 2003.

MIKAMI, Seiko. Molecular Informatics. Tóquio: Artlab Press, 1997.

MÖLLER , Christian. Interaktive Architecktur. Berlim: Aedes e Galerie für Architektur und Raum, 1994 .

MULDER, Arjen. Understanding Media Theory. Language, Image, Sound, Behavior. Rotterdam: V2_Publishing/Nai Publishers, 2004.

PARENTE , André (org. ). Imagem-Máquina . A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

PENROSE, Roger; SHIMONY, Abner; CARTWRIGHT, HAWKING, Stephen. The Large, the Small and Human Mind. Cambridge University Press; Canto edition, 2000.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1982.

PUCHKIN, V.N. Heurística. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1976.

RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2005.

__________________ O Desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.

RAY, Christopher. Tempo e Espaço na Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

RUCKER, Rudy. Infinity and The Mind. Boston: Birkhäusen,1982

SAARINEN , Esa & TAYLOR , Mark. Imagologies - Media Philosophy. New York: Routledge, 1994 .

SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar novas tecnologias. O impacto sócio-técnico da informação digital e genética. Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2003.

SCHRONDIGER, Erwin. O Que é Vida?. São Paulo: Unesp, 1992.

SOKAL, Alan & BRICMONT, Jean. Impostures Intellectuelles. in Textos para Discussão, Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, 1998.

SOMMERER, Christa; MIGNONNEAU, Laurent (editores). Art @ Science. New York: Springer Wien New York, 1998.

The New Arte – The New Life (The Complete Writings of Piet Mondrian). Ed. e trad.: - Harry Hotzmann e Martin S. James. London: Thomas and Hudson, 1987.

TOMAS, David. Beyond the Image Machine. A history of visual technologies. London/New York: Continuum, 2004.

VINCE , John. Virtual Reality Systems. New York: ACM Siggraph, 1995.

WEIBEL , Peter (org.). Ars Electronica 94 - Intelligente Ambiente. Linz: PVS Verleger, 1994.

WEYL, Hermann. Simmetry. Princeton: Princeton University Press, 1980.

WIENER, N. Cybernetics, or Control and Communication in the animal and the Machine. Cambridge: MIT Press, 1962.

WINSTON, Brian. Media Technology and Society. London: Routledge, 1998.

ZIELINSKI, Siegfried. Interfacing Realities. Rotterdam: Uitgeverij De Baile and Idea Books, 1997.



Resumo

Introdução e Justificativa

Objetivos

Pressupostos Teóricos e Metodológicos

Pressupostos para a modelação do “Sistema Quimeras”

Módulos Previstos

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário