sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pressupostos para a modelação do “Sistema Quimeras”


O “Sistema Quimeras” modela um "ambiente" onde de 3 a 6 instalações estariam constantemente "apresentando" experimentos estruturados a partir de módulos. Esses módulos se reorganizariam constantemente (a partir da interferência dos pesquisadores e alunos) e suas recombinações gerariam meta-interfaces. Ressalto aqui a idéia de "ambiente", pois imaginamos que o espaço de experimentação deva evoluir para uma idéia de lugar vivo, pulsante, congregando experimentos e pessoas. Enfim, um lugar para se estar, compartilhar idéias, "demonstrar" idéias e imergir continuamente.

O Sistema Quimeras deverá ser organizado a partir de módulos com diferentes níveis de imersão (complexidade de programação), compondo experimentos que formam um sistema onde cada módulo pode se interligar a qualquer outro, proporcionando uma recombinação constante (provavelmente, esta recombinação retroalimentará os próprios módulos, estimulando um redesenho e reprogramação contínua destes).

É um sistema flexível, que estará em constante aperfeiçoamento e expansão. São estruturados sobre uma plataforma de programação que se utiliza de diversos softwares que proporcionam a programação computacional a partir do paradigma "dataflow". Esta programação é diagramática, isto é, o “meta-designer” desenha o programa a partir de uma interface onde o fluxo de informação, funções matemáticas e lógicas, funções que aplicam efeitos sonoros e visuais, etc., se apresentam em uma interface visual onde facilmente se reorganiza e se recombina suas partes.



Resumo

Introdução e Justificativa

Objetivos

Pressupostos Teóricos e Metodológicos

Pressupostos para a modelação do “Sistema Quimeras”

Módulos Previstos

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário